O FILHO DE DEUS

FILHO = NASCIDO, SERVO, PALAVRA, LOGOS

Jesus foi chamado de filho de Davi (Mateus 1:1)... Mas Davi não era seu Pai...
Jesus foi chamado de filho de Abraão (Mateus 1:1)... Mas Abraão também não foi seu Pai...
Jesus foi chamado de filho do homem (Mateus 9:6)... Mas nenhum homem foi Pai dEle...
Jesus foi chamado de filho de José (João 6:42)... Mas José não era seu Pai... 
Jesus foi chamado de filho de Deus (Mateus 14:33)... Mas Deus não era seu Pai... 
Pai é aquele que fecunda a mãe. Deus se fez carne no ventre de Maria. Não a fecundou.
Não houve uma relação física via espermatozóide/óvulo. O Verbo se fez carne.
Foi uma obra exclusivamente do Espírito santo para revelar-se ao mundo.
Gênesis 6:2 - “Vendo os FILHOS DE DEUS que as filhas dos homens...”
Gênesis 6:4 - “Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os FILHOS DE DEUS possuíram as filhas dos homens…”
Êxodo 4:22 - “...Israel é MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO”
Deuteronômio 14:1 - “FILHOS SOIS DO SENHOR, VOSSO DEUS;”
2 Samuel 7:13-14 E 1 Crônicas 22:10 - “Este (Salomão) edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.  EU LHE SEREI POR PAI, E ELE ME SERÁ POR FILHO.”
Jó 1:6 - “Num dia em que os FILHOS DE DEUS vieram apresentar-se perante o SENHOR...”
Jó 2:1 - “Num dia em que os FILHOS DE DEUS vieram apresentar-se perante o SENHOR...”
Jó 38:7 - “Quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os FILHOS DE DEUS?”
Jeremias 31:9  - “...porque Eu (Deus) SOU UM PAI para Israel, e Efraim (ou seja, Israel) é MEU PRIMOGÊNITO”
Mateus 5:9 - “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados FILHOS DE DEUS.” 
Mateus 5:45 - “para que vos torneis FILHOS DO VOSSO PAI CELESTE...”
Lucas 3:38 - “...Adão, que era FILHO DE DEUS.”
Romanos 8:14 - “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são FILHOS DE DEUS,”
Filipenses 2:15 - “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, FILHOS DE DEUS inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta...”
1 João 3:1,2 - “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados FILHOS DE DEUS;” e, de fato, somos FILHOS DE DEUS.
Na Bíblia você também é chamado de filho de Deus (João 1:12), se você crer
NO SEU NOME: JESUS... Mas não foi ele que se casou com sua mãe, nem quem te criou. Não leve ao pé da letra. Entenda.

“Filho” ou “Servo”?

Ao investigar os manuscritos que compõem o Novo Testamento, descobre-se que a alegada “filiação” de Jesus é baseada na má tradução de duas palavras gregas – pais e huios (AS DUAS PALAVRAS SÃO GREGAS E NÃO TEM NADA A VER COM A PALAVRA “PAIS” NO PORTUGUÊS, SE REFERINDO A PATERNIDADE), ambas traduzidas como “filho.”  Entretanto, essa tradução parece enganadora.
A palavra grega pais deriva do hebraico ebed, que carrega o SIGNIFICADO PRIMÁRIO DE SERVO, OU ESCRAVO.  Portanto, a tradução primária de pais theou é “SERVO DE DEUS”.

A REVELAÇÃO HUMANA (JESUS CRISTO - FILHO – SERVO – À SERVIÇO DO ESPÍRITO DE DEUS), CARREGANDO, PORTANDO, TRANSPORTANDO, LEVANDO EM SI, O ESPÍRITO DO PRÓPRIO DEUS. FALANDO, AGINDO E OPERANDO A DIVINDADE EM SEU CORPO CARNAL.
JESUS CRISTO – O DEUS TODO PODEROSO REVELADO EM CARNE AOS HOMENS.
I Timóteo 3:16 - "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória."

A CARNE DE DEUS, À SERVIÇO DE SEU PRÓPRIO ESPÍRITO.

O original hebraico de pais na frase pais theou, ou seja, ebed, enfatiza a relação pessoal e tem o significado principal de “SERVO”. Isso é ainda mais interessante porque se ajusta perfeitamente com a profecia de Isaías 42:1, mantida em Mateus 12:18:  “ EIS AQUI O MEU SERVO [ou seja, da PALAVRA GREGA “pais”], que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz...”
Qualquer que seja a versão da Bíblia, a palavra FILHO é “SERVO”. DESDE O VELHO TESTAMENTO DEUS JÁ NOS FALAVA DE SUA VINDA CARNAL PELOS PROFETAS, E QUE NÃO HAVIA OUTRO DEUS COM ELE NEM SEMELHANTE A ELE. MUITO MENOS UM FILHO. AFINAL DE CONTAS, UM FILHO SERIA SEMELHANTE AO SEU PAI.
Isaías 43:11,12a - Eu, EU SOU O SENHOR, e fora de mim não há SALVADOR. EU ANUNCIEI, E EU SALVEI, E EU O MOSTREI;
Isaías 46:9 - Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que EU SOU DEUS, e NÃO HÁ OUTRO DEUS, NÃO HÁ OUTRO SEMELHANTE A MIM.
Com relação ao uso religioso da palavra ebed, “O termo serve como uma expressão de humildade usada pelos piedosos perante Deus.”
“A maioria dos eruditos concorda que a palavra aramaica ou hebraica por trás de ‘FILHO’ é ‘SERVO.’  Então, quando o Espírito descende sobre Jesus em seu batismo, Jesus é tratado pela voz do céu nos termos de
Isaías 42:1: ‘Eis aqui meu SERVO...meu escolhido... pus sobre ele o meu Espírito.’ 
MAIS UMA VEZ DEUS APRESENTAVA SUA “VERSÃO HUMANA” QUE VIRIA “SERVIR” SUAS PRÓPRIAS VONTADES. NO CASO DE NOS SALVAR PARA SI MESMO.
Tito 2:13,14 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR CRISTO JESUS, QUE SE DEU A SI MESMO por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar PARA SI UM POVO TODO SEU, zeloso de boas obras.

O LOGOS (em grego λόγος, PALAVRA), significava inicialmente a palavra escrita ou falada – A PALAVRA.
Na teologia cristã o conceito filosófico do LOGOS viria a ser adaptado no Evangelho de João, o evangelista se refere a Jesus Cristo como O LOGOS, isto é, A PALAVRA:
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus" João 1:1 (Há traduções do Evangelho em que Logos é o "Verbo").
Mesmo antes do surgimento da filosofia (por volta do séc. VI a.C.), LOGOS significava PALAVRA.
No Cristianismo O LOGOS É JESUS CRISTO. No primeiro capítulo do Evangelho do apóstolo João: “O LOGOS se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14).
Quando a Bíblia fala que Jesus é o PRIMOGÊNITO DE DEUS, é uma menção humana. Ele se refere ao primeiro homem (ser humano) movido e guiado pelo Espírito de Deus, ASSIM COMO NÓS DEVEMOS SER.
Romanos 8:29 - “Porque os que dantes conheceu também os predestinou PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, a fim de que ele seja o PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS.” Por isso o processo de salvação é feito PELO DISCIPULADO. Para sermos tratados a ponto de termos a mente de Cristo.
"Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."  (I Coríntios 2 : 16)
Todos  nós sabemos que Jesus Cristo é o filho UNIGÊNITO, mas numa referência espiritual. Jesus foi o único homem (ser humano) não gerado por fecundação humana. Gerado exclusivamente pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS.
João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho UNIGÊNITO, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jesus era de ORIGEM exclusivamente espiritual, vivendo num corpo carnal.
João 1:14 - E O VERBO SE FEZ CARNE, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do UNIGÊNITO do Pai, cheio de graça e de verdade.
"Com efeito, nós adoramos, servimos e prestamos culto ao LOGOS, ao nascido de Deus, da vontade de Deus, do propósito de Deus, O eterno, porque Ele Se fez homem por nós, para curar-nos dos nossos males, pagar pelos nossos pecados, tomando-os sobre Si, COMO SERVO HUMANO DA VONTADE DE DEUS".
Mateus 4:10 - "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." (Jesus não estava dizendo a Satanás que Ele não era Deus. Ele estava dizendo que Ele, Jesus, não iria se prostrar e adorar a Satanás – Entenda o texto.)
Zacarias 2:10 - Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque EIS QUE VENHO, e HABITAREI NO MEIO DE TI, diz o SENHOR. Cala-te, toda a carne, diante do SENHOR, porque ELE SE LEVANTOU da sua santa morada.

De fato, reconhecemos O Filho de Deus. O Filho de Deus é A PALAVRA do Pai em operação no corpo carnal de Jesus, pois conforme Ele e por seu intermédio tudo foi feito, sendo o Pai e o Filho um só.
João 1:3,10 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, E O MUNDO NÃO O CONHECEU. Estando o Filho no Pai e o Pai no Filho por unidade e poder do Espírito. O ESPÍRITO DO PAI (a quem ninguém jamais viu – I João 4:12 - Ninguém jamais viu a Deus. E I Timóteo 6:16 - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem NENHUM DOS HOMENS VIU NEM PODE VER, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.) MANIFESTADO DENTRO DE UM CORPO HUMANO COMO SERVO.
I Timóteo 3:16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

O Mediador é o LOGOS, que é comum a ambas as naturezas: Espiritual e carnal (POR POSSUIR AS DUAS NATUREZAS: ESPIRITUAL E CARNAL): ESPIRITUAL POR ORIGEM E MINISTÉRIO (Encarnação sem contato humano) E CARNAL POR SER SUA PRÓPRIA REVELAÇÃO HUMANA, PADECENDO COMO UM MORTAL. DEUS FEITO CARNE. Uma vez que a carne é serva, conforme Paulo atesta, que a carne seja forma de servo quando fala do Senhor:
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Filipenses 2:7,8).
O próprio Deus, porém, sofrendo na carne, libertou a carne da corrupção e, depois de tê-la afastado da escravidão portadora de morte e amarga, a revestiu de imortalidade. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. (I Coríntios 15:53,54)
O «Logos» é a palavra expressa que procede da parte de Deus e que se manifesta neste mundo em tudo quanto aqui existe. É a manifestação que Deus faz DE SI MESMO neste mundo. Por conseguinte, o «logos» seria a súmula total do livre exercício do poder divino, revelado ao homem. Dessa maneira, ao revelar a si mesmo, Deus é chamado «LOGOS»; O LOGOS, na qualidade de agente revelador de Deus, é chamado de Deus.
Gênesis 1:2b,3 - O ESPÍRITO DE DEUS se movia sobre a face das águas. E DISSE DEUS: Haja luz; e houve luz.
Visto que João fala de Logos como uma “FORÇA CRIADORA” (João 1.3, 10) e também como uma força controladora, então, o vocábulo «PALAVRA» é que se encaixa na descrição que o evangelista fez.
Para melhor explicar, a tradução de Logos por «VERBO», é nada mais nada menos, de que uma manobra astuciosa, com o pretexto de afirmar a pré-existência de Cristo, como uma pessoa distinta de Jeová. Pois, uma pessoa que lê o termo «Verbo» no texto bíblico, automaticamente é levada a crer e aceitar em uma suposta pré-existência de Cristo, como pessoa distinta do Pai, corroborando assim, com a existência de uma falsa trindade santa.
MAS PARA QUALQUER UM QUE ENTENDE O PORTUGUÊS, FICA CLARO QUE O VERBO QUER DIZER “A PALAVRA EM AÇÃO”. O próprio Deus agindo com Sua própria Palavra.
João começa dizendo: «No princípio era a PALAVRA [grego LOGOS]...»; «No principio, criou Deus os céus e a terra». A expressão «no principio» de João é diferente de Gênesis 1.1; enquanto, que este último aponta para o início da criação, isto é, determinando certo período de tempo; o primeiro vai mais longe e aponta para a eternidade, é como se João tivesse dito: «Na eternidade era O LOGOS (A PALAVRA)».
NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE JESUS TINHA DUAS NATUREZAS: UMA DIVINA E OUTRA HUMANA. ÀS VEZES FALAVA E AGIA COMO DEUS. ÀS VEZES FALAVA E AGIA COMO HOMEM.
Quando falava e agia como Deus, milagres aconteciam, profetizava apocalipticamente, nos ENSINAVA O Caminho. Quando falava e agia como homem, chorava, sentia dor, se cansava, nos MOSTRAVA O Caminho.
(I Pedro 2:21 - Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, DEIXANDO-NOS O EXEMPLO, para que sigais as suas pisadas.
I Timóteo 1:15,16 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo MOSTRASSE toda a sua longanimidade, PARA EXEMPLO dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
João 13:15 - Porque EU VOS DEI O EXEMPLO, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Ao denominar Jesus de LOGOS, João não estava ensinando que LOGOS era uma Pessoa distinta de Deus Jeová, como muitos têm entendido. TUDO FOI CRIADO PELA PALAVRA. Como já dissemos acima, o termo correto em português para traduzir Logos é «PALAVRA». A tradução de Logos por «o Verbo» é maliciosa, pois, o seu emprego é adequado para aqueles que sustentam que o Logos e Deus Jeová são Pessoas distintas. Isto é uma mentira.
Judas 1:4 - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a DEUS, ÚNICO DOMINADOR E SENHOR NOSSO, JESUS CRISTO.
João 1:4,9,10 – NELE ESTAVA A VIDA, e a vida era a luz dos homens. ALI ESTAVA A LUZ VERDADEIRA, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, e o mundo não o conheceu.
Atos 4:12 - E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME há, dado entre os homens, pelo qual devamos SER SALVOS.

ACEITE A JESUS CRISTO COMO O SENHOR. RECEBA-O COMO O DEUS TODO PODEROSO.
 João 1:11,12 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS, aos que crêem NO SEU NOME;

Nenhum comentário: