EVANGELHO DE JESUS X EVANGELHO DA PROSPERIDADE


A boa notícia de Jesus Cristo não é buscar coisas em primeiro lugar em detrimento do Reino de Deus e de sua justiça. É exatamente o contrário. O que Jesus disse é que no ambiente do Reino e da justiça de Deus nada falta e que lá tudo que realmente necessitamos é AUTOMATICAMENTE acrescentado.

Naturalmente deve-se denunciar enfaticamente os erros desses líderes que, embora usando o nome de Jesus, pregam um outro evangelho.

A doença que cria o excesso de conforto e de bens de uns é a mesma que origina o excesso de desconforto e a miséria de outros.

No Evangelho de Lucas o próprio Jesus identifica diretamente seu público no início do seu ministério. "O Espírito do Senhor... Me ungiu para levar boas notícias aos pobres ... para libertar os oprimidos" (Lucas 4:18). 

Ao terminar a chamada dos doze discípulos, Jesus começa um discurso chamando-os de POBRES e lhes discriminando em que são bem aventurados (Lucas 6:20 - E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus). Haviam acabado se deixar TUDO para trás para seguirem o MESTRE.


Se a audiência de Jesus, portanto, consistia de uma multidão de pessoas pobres e aflitas, podemos agora perguntar sobre o conteúdo específico dessa boa notícia anunciada. Qual seria essa "boa notícia aos pobres"?

Seguindo a narração de Mateus sobre o ensino de Jesus para a multidão, aprendemos, por exemplo, que nosso Senhor Jesus Cristo de fato se preocupa com o que as pessoas "comem", "bebem", "vestem". Deus se preocupa com a vida humana e com o seu corpo. Deus sabe que as pessoas "precisam de tudo isso". Além de saber, Deus provê tais coisas. Assim como Deus esbanja coisas boas e belas para seres menos valiosos que os pobres - "as aves do céu" e "os lírios do campo" - da mesma forma Deus dará "o pão de cada dia" (Mateus 6:11) a eles. 

Ao contrário do anunciado pelas modernas versões mecanicistas do evangelho da prosperidade ("nós damos a fim de obter"), "a boa notícia do Reino" é o próprio Reino: "Mas, buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas "(Mt. 6:25-33).

"Todas estas coisas" não são "acrescentadas" como resultado de nossos meios, de nossa "busca" ou "esforço", para adquiri-los. O fato de algumas pessoas adquirirem riqueza lutando por ela não é uma negação da mensagem de Jesus, é uma prova de que o poder do mal ainda está ativo em nosso mundo. Mas para aqueles que ousam seguir os ensinos de Jesus buscando "primeiro o Reino de Deus e a sua justiça", a glória das "coisas acrescentadas" desaparece.

Ela não se compara com o "Reino de Deus" que é "justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Rom. 14:17). Ela não se compara com "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Fp 4:7). Somente quando vemos o engodo das "coisas acrescentadas" e abraçamos a vida sem elas, é que elas nos são acrescentadas. Somente experimentando "a glória de Deus na face de Jesus Cristo" encontramos aquilo que realmente precisamos (2 Coríntios. 4:6).

As multidões que seguiam Jesus viram tal glória e a reconheceram na poderosa, absoluta e convincente "autoridade" daquele que "ensinava não como os escribas" (Mt. 7:29). Naquele tempo havia muitos escribas. Nossos modernos escribas são os mestres da prosperidade ocupando milionários espaços na mídia.

Apesar da grande aceitação do “evangelho da aquisição” pregado por eles, o evangelho do amor de Deus pregado por Jesus ainda não desapareceu. Nós, estreitamente envolvidos com aqueles com quem Jesus estava envolvido, faríamos bem redescobrindo a alegria simples da palavra de Jesus que quebra nossa escravidão das "coisas acrescentadas" e que nos conduz mais profundamente nos mistérios do Reino de Deus.

O que dizer sobre o apóstolo Paulo, extremo imitador de Jesus Cristo, exímio praticante e detentor da revelação do Evangelho do Reino como um dos maiores admoestadores dA IGREJA, tanto de sua época quanto dos nossos dias, receber ofertas de socorro dos santos da Macedônia? 
Filipenses 4:14-16 - Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição. E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente; Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a Tessalônica.

Não era ele (abaixo de Jesus Cristo) quem mais havia "depositado" no Reino?


Filipenses 3:5-8 - Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas O QUE PARA MIM ERA GANHO REPUTEI-O PERDA POR CRISTO. E, na verdade, TENHO TAMBÉM POR PERDA TODAS AS COISAS, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual SOFRI A PERDA DE TODAS ESTAS COISAS, E AS CONSIDERO COMO ESCÓRIA, PARA QUE POSSA GANHAR A CRISTO. 

Por que seus "rendimentos" não estavam recheados de prosperidade? Por que necessitava de socorro dos irmãos? Haveria alguma coisa de errado quanto ao procedimento espiritual do apóstolo, ou seria esta, a suma do EVANGELHO DO REINO DE DEUS? Seria esta situação apenas o cumprimento natural do descrito no livro de Atos, nos capítulos 2:42-47 e 4:32-35?

O que dizer sobre OS SANTOS DE JERUSALÉM receberem ofertas dos SANTOS DA MACEDÔNIA e da região de ACAIA (Romanos 15:26 - Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém). O que estaria acontecendo com os SANTOS DE JERUSALÉM? Estariam em pecado, por estarem passando por dificuldades? 

Se o Novo Testamento chama de “SANTOS” àqueles que tudo entregaram aos pés dos apóstolos, conforme descrito no livro de Atos, nos capítulos 2:42-47 e 4:32-35, por que estes “SANTOS” estariam dependendo de ajuda de seus irmãos?

ESTE É O EVANGELHO DO REINO DE DEUS, AMADOS. NÃO SE CONFUNDE COM O evangelho da prosperidade. É O EVANGELHO DO AMOR, DA COMPAIXÃO, DA CARIDADE, DA UNIÃO, DE NOSSO DEUS E SENHOR JESUS CRISTO, que a SI mesmo se deu por nós como exemplo (I Pedro 2:21- PORQUE PARA ISSO FOSTES CHAMADOS, porquanto também Cristo padeceu por vós, DEIXANDO-VOS EXEMPLO, PARA QUE SIGAIS AS SUAS PISADAS).

Veja que grande exemplo de entendimento e revelação DO EVANGELHO DO REINO DE DEUS havia nos SANTOS da Macedônia e de Acaia. Veja no texto abaixo como Paulo podia lhes falar abertamente sobre a administração das ofertas entre OS SANTOS. – TEXTO EXTREMAMENTE EDIFICANTE.

II Coríntios - Capítulo 9
1  Porque bem sei a prontidão do vosso ânimo, da qual me glorio de vós para com os macedônios; que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
2  porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.

- Obs.: Observe a extrema semelhança entre estes dois primeiros versículos.

3  Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte; para que (como já disse) possais estar prontos,
4  A fim de, se acaso os macedônios vierem comigo, e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória.
5  Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
6  E digo isto: QUE O QUE SEMEIA POUCO, POUCO TAMBÉM CEIFARÁ; E O QUE SEMEIA EM ABUNDÂNCIA, EM ABUNDÂNCIA CEIFARÁ.
7  CADA UM CONTRIBUA SEGUNDO PROPÔS NO SEU CORAÇÃO; NÃO COM TRISTEZA, OU POR NECESSIDADE; PORQUE DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA.
8  E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9  Conforme está escrito: ESPALHOU, DEU AOS POBRES; A SUA JUSTIÇA PERMANECE PARA SEMPRE.
10  Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, TAMBÉM VOS DÊ PÃO PARA COMER, e multiplique a vossa sementeira, e AUMENTE OS FRUTOS DA VOSSA JUSTIÇA;
11  PARA QUE EM TUDO ENRIQUEÇAIS PARA TODA A BENEFICÊNCIA, A QUAL FAZ QUE POR NÓS SE DÊEM GRAÇAS A DEUS.
12  PORQUE A ADMINISTRAÇÃO DESTE SERVIÇO, NÃO SÓ SUPRE AS NECESSIDADES DOS SANTOS, MAS TAMBÉM É ABUNDANTE EM MUITAS GRAÇAS, QUE SE DÃO A DEUS.
13  VISTO COMO, NA PROVA DESTA ADMINISTRAÇÃO, GLORIFICAM A DEUS PELA SUBMISSÃO, QUE CONFESSAIS QUANTO AO EVANGELHO DE CRISTO, E PELA LIBERALIDADE DE VOSSOS DONS PARA COM ELES, E PARA COM TODOS;
14  E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
15  Graças a Deus pelo seu dom inefável!



www.oquejesusdisse.blogspot.com

Se você quiser deixar registrado aqui o seu comentário, use a caixa de texto em branco logo abaixo. Se a caixa de comentários não estiver aparecendo, clique no título desta postagem, na primeira linha, para "abrir" aqui abaixo, a caixa de texto. Marque as suas reações abaixo.

Nenhum comentário: