RESUMO DO LIVRO DE MALAQUIAS

NO LIVRO DO PROFETA MALAQUIAS, VEMOS DEUS EXORTANDO OS SACERDOTES PELA MÁ ADMINISTRAÇÃO DOS DÍZIMOS E OFERTAS RECEBIDOS, TANTO AO OFERECER OS HOLOCAUSTOS A DEUS, QUANTO NA DIVISÃO DOS ALIMENTOS ENTRE OS LEVITAS, ÓRFÃOS, VIÚVAS E ESTRANGEIROS.

Nota importante: O livro de Malaquias é uma “conversa” entre Deus e os sacerdotes maus, onde Deus os exorta a voltarem a cumprir de maneira zelosa e fiel, as tarefas que lhes foram designadas. Todas as vezes que aparecer no início da frase o símbolo – (Travessão), indica as falas dos sacerdotes em resposta às perguntas de Deus. O povo fielmente entregava os dízimos aos sacerdotes. O problema era daí para frente...


Malaquias 1
2 Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis:

EM QUE NOS TEM AMADO?

Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó,
6 O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos

A VÓS, Ó SACERDOTES, que DESPREZAIS O MEU NOME. E vós dizeis:

EM QUE NÓS TEMOS DESPREZADO O TEU NOME?

7 OFERECEIS SOBRE O MEU ALTAR PÃO IMUNDO, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis:

- A MESA DO SENHOR É DESPREZÍVEL.

8 PORQUE, QUANDO OFERECEIS ANIMAL CEGO PARA O SACRIFÍCIO, ISSO NÃO É MAU?
E QUANDO OFERECEIS O COXO OU ENFERMO, ISSO NÃO É MAU?

9 Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos. 10 Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar?EU NÃO TENHO PRAZER EM VÓS, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, NEM ACEITAREI OFERTA DA VOSSA MÃO. 12 MAS VÓS O PROFANAIS, quando dizeis:

- A MESA DO SENHOR É IMPURA, E O SEU PRODUTO, ISTO É, A SUA COMIDA É DESPREZÍVEL.

13 E dizeis ainda:

- EIS AQUI, QUE CANSEIRA!

E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos;

VÓS OFERECEIS O QUE FOI ROUBADO, E O COXO E O ENFERMO; ASSIM TRAZEIS A OFERTA.

ACEITARIA EU ISSO DE VOSSA MÃO? DIZ O SENHOR. 14 POIS SEJA MALDITO O ENGANADOR QUE, TENDO MACHO NO SEU REBANHO, PROMETE E OFERECE AO SENHOR O QUE TEM MÁCULA; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.

Malaquias 2

1 AGORA, Ó SACERDOTES, ESTE MANDAMENTO É PARA VÓS.

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, ENVIAREI A MALDIÇÃO CONTRA VÓS, E AMALDIÇOAREI AS VOSSAS BÊNÇÃOS; E TAMBÉM JÁ AS TENHO AMALDIÇOADO, PORQUE NÃO APLICAIS A ISSO O CORAÇÃO. 4 ENTÃO SABEREIS QUE EU VOS ENVIEI ESTE MANDAMENTO,

PARA QUE A MINHA ALIANÇA FOSSE COM LEVI,

diz o SENHOR dos Exércitos. 5 Minha aliança com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que temesse; então temeu-me, e assombrou-se por causa do meu nome. 6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade converteu a muitos.
7 Porque os lábios do SACERDOTE devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos.

8 Mas vós (“OS SACERDOTES”) vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei;

CORROMPESTES A ALIANÇA DE LEVI,
diz o SENHOR dos Exércitos. 9 Por isso também

EU VOS FIZ DESPREZÍVEIS,

E INDIGNOS DIANTE DE TODO O POVO,

VISTO QUE NÃO GUARDASTES OS MEUS CAMINHOS,

MAS FIZESTES ACEPÇÃO DE PESSOAS NA LEI.

17 Enfadais ao SENHOR com vossas palavras; e ainda dizeis:

EM QUE O ENFADAMOSNisto que dizeis:

- QUALQUER QUE FAZ O MAL PASSA POR BOM AOS OLHOS DO SENHOR, E DESSES É QUE ELE SE AGRADA, OU, ONDE ESTÁ O DEUS DO JUÍZO?

Malaquias 3
7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis:

EM QUE HAVEMOS DE TORNAR?

8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis:

EM QUE TE ROUBAMOS?

Nos dízimos e nas ofertas (Que vocês recebem e me enganam). 9 Com maldição sois amaldiçoados (SACERDOTES), porque a mim me roubais (recebem os dízimo e as fertas perfeitas e me oferecem o aleijado, o manco, o cego, o roubado, e negligenciam as necessidades dos levitas, do órfão, das viúvas e dos estrangeiros), sim, toda esta nação (De SACERDOTES).10 Trazei todos os dízimos (Que vocês receberam do povo de Israel) à casa do tesouro (Celeiros onde eram guardados os dízimos), para que haja mantimento na minha casa (Para que não falte mantimento para os levitas, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros), e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu (Fazer chover sobre a terra), e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes (Terão que construir mais celeiros para guardares os dízimos recebidos). 11 E por causa de vós repreenderei o devorador (Praga que assolava as plantações), e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos. 13 As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis:

- QUE TEMOS FALADO CONTRA TI?

14 Vós tendes dito:




- INÚTIL É SERVIR A DEUS; QUE NOS APROVEITA TERMOS CUIDADO EM GUARDAR OS SEUS PRECEITOS, E EM ANDAR DE LUTO DIANTE DO SENHOR DOS EXÉRCITOS?



www.oquejesusdisse.blogspot.com
Se você quiser deixar registrado aqui o seu comentário, use a caixa de texto em branco logo abaixo. Se a caixa de comentários não estiver aparecendo, clique no título desta postagem, na primeira linha, para "abrir" aqui abaixo, a caixa de texto. Marque as suas reações abaixo.

Nenhum comentário: