Nós não
somos seguidores da doutrina Ariana que negava a divindade de Jesus, como
muitos nos acusam nas igrejas e estudos bíblicos; pois realmente cremos na
preexistência de Jesus como Deus.
A chave
para compreensão do Monoteísmo é esta: Jesus Cristo possuía uma dualidade de
natureza - humanidade e Divindade. Ele era o próprio Deus e perfeito homem.
Como Deus Ele permanece eterno; como homem Ele permanece no tempo. Na qualidade
de Filho, limitado pelo elemento tempo, tem um Propósito Triplo: (1) Redenção;
(II) Mediação; (III) O Reinado do Milênio e o Julgamento.
Diante de
tudo o que vimos e estudamos pelas Sagradas Escrituras sobre a Divindade e
humanidade de Jesus; podemos dizer que:
a) Jesus em
Sua natureza humana é:
• O Filho
que foi gerado, concebido, que nasceu e que foi dado (Isa 9:6; Mt 1:18; Lc 1:31
,32 e 35).
• O Cordeiro
de Deus (Jo 1:29)
• O enviado
(Gál 4:4)
• O Cristo,
sofredor (Isa 53:7; Isa 50:6; Heb 13:12)
• O homem
que anunciou a verdade (Jo 8:40)
• O servo
(Lc 22:27; Filip 2:7) Era pobre (Lc 9:58)
• O
mediador (1 Tim 2:5)
• O
redentor (Heb 9:12; Gál 3:13; Mt 20:28)
• O
intercessor (Heb 7:25)
• O que
morreu por nós (Mc 8:31)
• O pão
vivo (Jo 6:35, 48 e 51)
• O homem
de dores (Isa 53:3,4; Lc 22:44)
• A porta
(Jo 10:9)
• O caminho
(Heb 10:19,20)
• A raiz de
Davi (Rom 1:3; II Tim 2:8; Apoc 5:5)
• O exemplo
(Jo 13:15; I Pe 2:21)
b) Jesus em
Sua natureza Divina é:
• Deus
forte (Isa 9:6)
• Pai da
eternidade (Isa 9:6)
• Criador
cio 1:10,11 com Saim 102:25; Gên 2:4; Prov 16:4; Gol 1:16-18)
• Senhor (1
Cor 1:2)
• Senhor da
glória (1 Cor 2:8; Tg 2:1 com Saim 24:7,10)
• Jeová
(Isa 40:3; Mt 3:3)
• O ‘Eu
Sou’ (Jo 8:58; At 9:5)
• O Alfa e
o Omega Princípio e o Fim (Isa 44:6 com Apoc 1:17; Isa 48:12; Apoc 1:8; Apoc
2:8; Apoc 21:6,7; Apoc 22:13)
• Rei dos
reis e Senhor dos senhores (1 Tim 6:15; Apoc 17:14)
• Deus
bendito eternamente (Rom 9:5)
• Nosso
Deus e Pai (II Tess 2:16)
• O que
era, o que é e que há de vir (Apoc 1:8)
• Deus
Todo-poderoso (Apoc 1 :8)
• Deus dos
santos profetas (Apoc 22:6 e vers. 16)
•
Verdadeiro Deus e vida eterna (Jer 10:10 com I Jo 5:20)
• Único
Salvador (Isa 43:11; Isa 45:21 com At 4:12)
• Possuidor
de um reino eterno (Heb 1:8)
• Tudo em
todos (Col 3:11)
• O Supremo
Pastor (Isa 40:10,11 com I Pe 5:4)
• Jeová
justiça nossa (Jer 23:5-8; I Cor 1:29-31; Jer 9:24)
• Jeová
acima de todos (Salm 97:9 com Jo 3:31)
• Jeová dos
Exércitos (Isa 6:1-3 com Jo 12:41-45; Isa 8:13,14 com I Pe 2:7,8)
• Jeová que
veio do Céu (ICor 15:47)
• Grande
Deus e Salvador (Osé 1:7 com Tit 2:13)
• Deus que
redime e purifica a igreja para si mesmo (Apoc 5:9 com Tit 2:14)
• Único
Dominador e Senhor nosso (Jud 4)
• Emanuel -
Deus conosco (Isa 7:14 com Mt 1:23)
• E fonte
de graça (II Tess 2:16)
• Deus,
para quem vive os Seus Santos (Gal 2:19 com II Cor 5:15)
•
Reconhecido como Deus por seus apóstolos (Jo 20:28)
• Deus que
ressuscita os mortos (Jo 6:54)
• Deus que
ressuscitaria a si mesmo dentre os mortos (Jo 2:19 e 21)
• Senhor
justo Juiz (Ecles 2:14; II Cor 5:10; I Cor 4:5; II Tim:8)
• Seu nome
é o nome de Deus revelado (Isa 2:6)
De acordo
com o que temos visto, a Bíblia não ensina a doutrina da trindade, e o
trinitarianismo contradiz a Bíblia. Não agrega benefício positivo à mensagem
Cristã. Sem a doutrina da trindade que foi feito pelo homem nós podemos afirmar
a Deidade de Jesus, a humanidade de Jesus, o nascimento virginal, a morte, a
sepultura e a ressurreição de Cristo, a expiação, a justificação pela fé, a
autoridade única da Escritura, e qualquer outra doutrina que é essencial ao
verdadeiro Cristianismo. Nós aderimos estritamente à mensagem bíblica Que Jesus
é o único Deus manifestado em
carne. A aderência para Unicidade não significa uma negação
que Deus veio em carne como o Filho ou uma negação que Deus cumpre os papéis de
Pai e Espírito Santo. Por outro lado, a doutrina da trindade remove valor dos
importantes tópicos bíblicos da Unicidade de Jesus e da absoluta Deidade de
Jesus Cristo. Portanto, o Critianismo deveria parar de usar a terminologia
triitária e deveria por ênfase novamente na mensagem básica da Bíblia. A
maioria desses que crêem na Bíblia não pensam em fortes termos trínitários,
então, uma transição do trinitarianismo não muito difícil, pelo menos em um
nível individual.
Por outro
lado, a aderência rígida para a convicção da Unicidade traz muitas bênçãos. Põe
a ênfase onde realmente se deve por sobre a importância da terminologia
bíblica, o pensamento bíblico, e os tópicos bíblicos. Estabelece o Cristianismo
como o verdadeiro herdeiro do Judaísmo e como uma crença verdadeiramente
monoteísta. Nos faz lembrar que Deus nosso Pai e criador nos amou tanto que Ele
se vestiu a Si mesmo de carne para vir como nosso Redentor. Nos faz lembrar que
nós podemos receber este mesmo Criador e Redentor em nossos corações por meio
de Seu próprio Espírito.
O monoteísmo magnífica a Jesus Cristo, exalta Seu nome, reconhece quem realmente Ele é, e
reconhece Sua deidade Plena. Exaltando a Jesus e a Seu nome na pregação e na
adoração traz um movimento poderoso de Seu poder por meio de bênçãos,
libertações, orações respondidas, milagres, curas e a salvação. Coisas
maravilhosas acontecem quando alguém prega uma mensagem sobre a Deidade de
Jesus e O NOME de Jesus, mas é rara a vez que alguém se
inspira em uma mensagem a cerca da trindade, e quando o faz, acaba terminando
em Jesus.
Uma crença
forte no Monoteísmo de Deus e a Deidade absoluta de Jesus Cristo é um elemento
crucial na restauração da igreja para a verdadeira crença bíblica e o poder
apostólico.
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